Como Ligar o Carro: Passo a Passo

O que fazer na hora de ligar o carro? E se ele não pegar de primeira? Essas e outras dúvidas serão tiradas nesse artigo.

Apesar de parecer simples e corriqueiro para algumas pessoas, ligar o carro pode ser um desafio para quem o faz pela primeira vez, principalmente se você está em processo de aprendizagem e não tem muita prática com o carro.

Mas antes de ficar quebrando a cabeça sobre como fazer isso, nós vamos te ajudar a entender melhor como esse processo funciona em um passo a passo que vai simplificar ainda mais algo que já é simples.

Como ligar o carro?

O primeiro passo é entrar no carro, ajustar a posição do banco, dos retrovisores e colocar o cinto de segurança. Nunca, sob hipótese alguma, dirija sem o cinto de segurança devidamente colocado.

Na sequência, coloque a chave na ignição. Geralmente, ela se encontra próxima ao volante, do lado direito. É uma peça redonda com um buraco de chave, onde você a inserirá até o fim. E então você deve girar a chave, para que o motor ligue.

E antes de continuar, vale uma ressalva. Alguns carros mais modernos possuem a partida do motor feita em um botão. Normalmente ele se encontra no painel, com dizeres como ‘botão de partida’ ou ‘partida do motor’. Encontre este botão e ligue o carro.

Em terceiro lugar, observe o tipo de carro que você está utilizando. Se o carro tem o câmbio automático, você precisa colocar a alavanca na posição P (de park – estacionar, em inglês) ou N (a posição neutra).

Vale observar também que o carro automático tem apenas dois pedais, acelerador e freio. Em alguns modelos, há uma placa de borracha no lugar da embreagem (mas geralmente não tem nada), que serve para você descansar o pé.

Além disso, na sua maioria, possuem um sistema de segurança que não permite que ele seja ligado com o câmbio fora da posição P ou N.

Agora, se você está ligando um carro com câmbio manual, você deve deixá-lo na posição neutra, que geralmente é no meio da caixa de câmbio, de onde você vai começar a engatar as marchas conforme o carro anda ou para.

No caso de um carro manual, há o de embreagem. Que deve ser acionado sempre que você for engatar uma marcha, seja para acelerar, reduzir ou utilizar a ré.

Antes de dar a partida, verifique se o câmbio está em ponto morto. Caso esteja com alguma marcha engatada, qualquer uma delas, na hora de dar a partida, o carro pode dar solavancos e morrer. Até mesmo a transmissão pode ser danificada. Então, verifique se o carro está engatado e, caso esteja, desengate antes de dar a partida.

Quando o câmbio está em ponto morto, ele deve estar solto quando você balançar para os lados. Esse movimento deve acontecer com facilidade. Porém, se você sentir a alavanca presa, é sinal que você precisa desengatar antes de dar a partida.

O próximo passo é girar a chave para dar a partida. Quando você girar a chave, passará por dois estágios e uma mola, que você deve empurrar até o fim. Segure a chave até sentir que o motor está funcionando, e depois solte a chave.

Mas fique atento. Se você segurar a chave por tempo demais, pode prejudicar o motor do seu carro. Isso porque ao segurar a chave forçando a mola, as engrenagens ficarão batendo e farão um barulho alto.

Se o motor não ligar, mantenha a calma. Nos próximos tópicos do texto daremos dicas do que você pode fazer para que o carro ligue. 

Sempre tenha cuidado ao mudar de marcha. Alguns modelos de carros com transmissão manual são equipados com um interruptor de segurança para a embreagem. Essa trava interrompe a eletricidade para a ignição, a não ser que você pise bem fundo na embreagem. Ou seja, você deve pisar na embreagem para que o carro ligue. 

Assim que o motor ligar, não solte a embreagem de uma vez só. Faça isso aos poucos, para evitar que o carro morra. Caso, você vá sair com o carro nesse momento, engate a primeira marcha e solte a embreagem devagar, sem esquecer de ir acelerando também devagar.

Por último, e nem por isso menos importante, olhe os retrovisores. Confira se não tem ninguém passando atrás, nenhum bicho ou veículo ou até mesmo algum obstáculo atrapalhando a sua saída.

E é claro, as leis de trânsito existem para que ele seja um lugar seguro para todos.Então respeite-as. E lembre-se que no trânsito nós guiamos por nós e pelos que estão em volta. Um erro nosso pode custar a nossa vida e a dos outros, assim como um erro de terceiros pode ser fatal também para nós. Sempre dirija com cautela.

O carro não pegou, e agora?

Antes de mais nada, isso pode acontecer com qualquer um, por diversos motivos. Alguns deles são bem simples, já outros precisam do auxílio de um mecânico. 

Mas, falando dos mais simples, dá para resolver com certa facilidade e é sobre eles que nós vamos falar mais.

Para começar, vamos observar se a chave está virando. Se ela não girar completamente, observe se o volante está travado. Caso isso ocorra, significa que o modo de direção travada foi acionado. Ele nada mais é do que um modo de segurança para que a ignição só aconteça com alguém ao volante.

Nessa situação, você vai precisar mexer o volante e achar o ponto onde ele permite que a chave seja virada e o carro ligue.

Se o carro não ligar, tente pisar forte no freio ou embreagem enquanto gira a chave. Alguns carros mais modernos usam esse sistema de partida para evitar solavancos ao ligar ou para que se saia acelerado.

Caso o seu carro seja de um modelo mais antigo, pode ser que precise girar a chave para o sentido contrário. Antigamente era normal isso e algumas pessoas se confundem quando se sentam em um modelo clássico.

Como ligar o carro no frio

Agora, se o dia estiver bem frio, pode ser que o motor precise de uma ajudinha para pegar e aprender a fazer isso vai te economizar algumas dores de cabeça. Primeiramente, verifique se o carro tem carburador ou injeção eletrônica. Geralmente, veículos fabricados até 1990 tem carburador, um sistema mecânico que injeta ar no combustível para alimentar o motor.

Se for o caso do seu veículo, pise no acelerador enquanto gira a chave. Repita algumas vezes. Isso levará o combustível ao motor e ele deve pegar. Se o seu carro tem injeção eletrônica, ele deve pegar com duas ou três tentativas. Mas caso ele não pegue, é bom levá-lo ao mecânico para uma avaliação e reparos.

Um fato importante é que, ao acelerar o carro algumas vezes, se você exagerar nas pisadas no pedal do acelerador, você pode afogar o carro. Isso significa que foi mais combustível do que deveria para o motor.

Se isso acontecer, tente dar a partida pisando na embreagem. Isso vai fazer com que o seu motor receba um pouco mais de ar e tire o excesso de combustível. Talvez você precise girar a chave um pouco mais que o normal para o carro pegar. Quando ele pegar, solte a embreagem com calma e devagar.

Acabou a bateria, e agora?

Se o seu carro não dá sinal de partida quando você vira a chave, então é sinal de que o problema está na bateria. A forma mais simples de resolver esse contratempo é substituindo-a.

Mas, se você tem urgência, pode-se fazer uma carga, a partir da bateria de um outro carro, o que é popularmente conhecido como “chupeta”

Ocorre da seguinte forma:

  • Coloca-se um carro com bateria cheia próximo ao veículo que não liga. 
  • Em seguida, dois cabos ligam os polos positivos e negativos de cada uma das baterias;
  • Na sequência, liga-se o carro que está com bateria cheia. Com isso, ele passa a enviar energia para o carro que está com a bateria fraca.
  • Após alguns minutos, o carro que estava com a bateria fraca deve ser ligado e ficar assim por alguns minutos para continuar a carregar.

Com todos esses passos seguidos, o carro deve pegar. Caso isso não aconteça, procure um mecânico de sua confiança.

Ligando o carro no tranco

Outra alternativa é fazer o veículo pegar no tranco. Mas fica aqui uma dica: se o carro tiver injeção eletrônica, não é um procedimento muito recomendado, pois pode danificar a peça responsável. 

Para fazer o carro pegar no tranco, basta empurrá-lo até que o veículo tenha alguma velocidade e então vire a chave. Repita esse processo até que o carro pegue. 

Ligando o carro sem a chave

Esse é um procedimento que só deve ser feito em último caso, principalmente se você tiver que fazer na rua. Pode ser interpretado de forma errada e causar problemas. Mas, no geral, basta ligar dois fios para fazer uma ligação direta.

Alguns carros mais modernos não precisam da chave para serem ligados. Isso pode ser feito por meio de botões de ignição ou reconhecimento de digital.

Dicas de Segurança ao Ligar o Carro

Para terminar este manual, vamos dar algumas dicas de segurança para ligar o carro.

  • Sempre verifique se o freio de mão está puxado e o carro está desengatado. Isso vai evitar acidentes.
  • Use sempre o cinto de segurança,
  • Verifique os espelhos retrovisores e os seus arredores para ter certeza de que é seguro sair com o carro.
  • Cheque os pneus, freios, partes mecânicas e elétricas antes de sair.

Com todas essas dicas, ligar o carro vai ser muito mais fácil e o seu carro não irá falhar.

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