Como Ligar uma Moto: (Veja 3 Maneiras)

Você acabou de comprar a sua primeira moto? 

Ou está pensando em comprar uma em breve, e ainda está com algumas dúvidas que a moto escola não te respondeu? 

Uma das perguntas mais comuns é: como ligar a moto da maneira certa? 

Continue lendo o artigo até o final e você vai sair daqui dominando as principais formas de ligar uma moto. 

Como ligar a moto em 3 passos

A primeira coisa a se verificar, antes mesmo de ligar a moto, é se a motocicleta em questão é carburada ou possui injeção eletrônica (geralmente, esse último tipo são das motos mais modernas). 

Para saber se a moto é carburada ou não, você precisa procurar a alavanca do afogador que fica acima da buzina do lado esquerdo do guidão, caso exista essa alavanca, estamos diante de uma moto carburada. 

Agora que já sabemos como diferenciar os tipos de moto, vamos focar aqui em como ligar a moto dos modelos mais novos com injeção eletrônica (mas, calma que neste mesmo texto vamos falar também das motos carburadas e como ligar uma moto dessas, mais adiante). 

O primeiro passo é montar nela, porque assim você terá mais controle quando de fato ligar.

Então feito isso verifique se a marcha está no ponto morto (ele, normalmente, fica entre a primeira e a segunda marcha e é muito importante não pular esse passo ou a moto vai sair andando assim que ligar).

Em terceiro lugar verifique o óleo porque se o nível estiver baixo o motor pode superaquecer e quebrar (tenho certeza que você não quer tomar prejuízo já no início).

Agora sim, é hora de virar a chave e colocar na posição “on”, depois aperte o botão da ignição (ele fica do lado direito abaixo de onde vai a mão), segure a embreagem e acelere devagar. 

Se você ouvir o barulho do motor acelerando neste momento, tenha certeza que a moto foi ligada corretamente.

Como ligar a moto no pedal

Uma outra forma de ligar a moto é pelo pedal, essa exige um pouco mais de força mas uma vez dominada é muito fácil de fazer e se torna automática depois de repetir várias vezes. 

Antes de fazer a tentativa de ligar a moto, não esqueça dos passos iniciais (montar na moto e verificar se está em ponto morto).

A primeira coisa que você precisa fazer é localizar o pedal, normalmente ele fica do lado direito acima do motor. 

Feito isso, coloque ele na posição de acionar, que basicamente é apoiar o pé e ir abaixando ele até sentir uma resistência inicial (como se tivesse travado), mantenha o pé nessa posição e vire a chave para a posição ligar (ou “on”).

Depois, force o pé para baixo de uma vez e o motor provavelmente vai ligar. 

Caso não funcione da primeira vez, verifique se executou corretamente todos os passos e faça uma nova tentativa. 

Mas, atenção, um erro muito comum ao tentar ligar a moto pelo pedal é tentar dar o “tranco” na alavanca de uma vez só, não faça isso porque além da moto não ligar (pois o pedal trava no meio do caminho) a alavanca pode voltar na sua perna e machucar.

Como ligar moto no tranco

Usar o tranco para dar partida na moto é um recurso muito útil para situações inesperadas nas quais a moto não quer ligar. Alguns motivos podem impedir a partida da moto, os mais comuns são: falta de gasolina, marcha fora do ponto morto, ignição desligada, apoio lateral abaixado ou chave fora da posição on.

Após verificar todos esses pontos, e mesmo assim a moto não ligar, provavelmente o problema está na bateria fraca. 

Neste último cenário, saber dar tranco é muito útil. 

O princípio básico é manter a moto engatada em uma marcha e dar impulso manualmente. 

As marchas mais indicadas para isso são a primeira e a segunda (para engatar a primeira é preciso segurar a embreagem e pressionar o pedal do câmbio para baixo, e para a segunda é só pressionar o pedal do câmbio para cima segurando a embreagem), para confirmar se a moto está engatada é só empurrar a moto e se ela andar sem resistência significa que está no ponto morto (única situação que permite isso).

Depois desse passo da marcha, você precisa segurar a embreagem e começar a empurrar a moto para dar impulso (se estiver na descida basta montar). 

Quando a moto atingir velocidade solte a embreagem e aperte a ignição, acelere um pouco e assim que ligar aperte a embreagem de novo para controlar a moto.

Com a moto controlada é só acelerar e pilotar normalmente.

Como ligar moto carburada no frio

Agora sim, chegou a vez de falar das motos carburadas, ou seja, aqueles modelos um pouco mais antigos.

Geralmente, esse tipo de motocicleta costuma dar problemas para ligar no frio, por isso vamos focar nesse tópico em como ligar uma moto carburada no frio.

Nesses dias, pode ser que fique mais difícil dar partida. 

Então, para evitar o problema, já na noite anterior o ideal é preparar a boia do carburador, para isso deixe a moto no cavalete central durante a noite. 

Antes da partida, aumente a rotação de marcha lenta (para isso, basta acionar o acelerador e girar meia volta no sentido de aperto do parafuso do carburador). 

Quando for ligar a moto, mantenha o afogador (lembre-se: a alavanca do afogador fica acima da buzina do lado esquerdo do guidão) acionado sempre acionado, e se possível não acione os freios ou ligue o farol, pois isso rouba energia e pode dificultar a partida.

Após ligar a moto, mantenha o afogador acionado por até 5 minutos, ou até a marcha lenta estabilizar. 

Depois, é só retornar a marcha lenta para o normal, para evitar acidentes por falha de freio, e pode pilotar normalmente.

Conclusão sobre ligar a moto

Agora que você já sabe como ligar uma moto, independente do modelo, ficou bem mais fácil começar a pilotar (ou como popularmente se diz “virar um motoqueiro”). 

Esse texto não é uma aula de moto escola mas vale ouro, são poucas as fontes que trazem em um só lugar informações para você diferenciar os tipos de moto, como ligar motos com injeção eletrônica e carburadas, como se virar quando a bateria falhar e dar tranco e muito mais. 

Guarda ele em um lugar bem especial para consultar sempre que necessário.

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